Playing for Change – A musica mudando o mundo     ( Video é só clicar)

 

A 6 anos eu descobri a existência da Fundação Playing for Change. Trata-se de um ONG que se dedica a conectar o mundo através da música, fornecendo recursos para músicos e suas comunidades, criando mudança positiva através da Música e Educação Artística.

Tudo começou há uma década, quando um pequeno grupo de documentaristas partiu com um sonho para criar um filme enraizado na música das ruas. Mark Johnson, o visionário idealizador,  já foi premiado como diretor de cinema e como produtor/engenheiro.

A ideia é gravar inicialmente um base da música com um artista e depois, em outros lugares do mundo, outros artistas ouvindo aquela  base pelos fones de ouvido, gravam a sua parte. No final, tudo que foi gravado independentemente é juntado em um estúdio muito moderno formando a música completa.

“Quando as crianças aprendem a tocar música, ganham as habilidades e a confiança que precisam para se destacar em todas as outras áreas da vida. O dom da música hoje significa um futuro mais brilhante amanhã.” PlayingForChangeFoundation.org

Enquanto viaja pelo mundo filmando e gravando músicos, o grupo de quase 20 pessoas, tornou-se intimamente envolvido com a música e com as pessoas de cada comunidade. Embora muitas dessas comunidades tinham recursos limitados e um padrão de vida modesto, as pessoas vivam cheias de calor humano, generosidade e, acima de tudo, elas tinham ima ligação especial, um fio condutor comum: a música.

Eu posso dizer que ao ver e ouvir pela primeira vez estas gravações, há pelo menos 6 anospfc, fiquei muito emocionado e até hoje me emociono por ver a simplicidade esbanjando talento e humanidade. Enquanto os músicos tocam os instrumentos, o sorriso e as almas transparentes tocam a nossa alma. O som feito por pessoas tão simples vai entrando na nossa corrente sanguínea e parece nos envolver completamente produzindo emoção e lágrimas.